NOSSA HISTÓRIA

YOGIST – Bem no Trabalho e o seu método foram criados por Anne-Charlotte Vuccino em 2015.

 

 

Antiga diretora de consultoria, graduada de HEC Paris com uma licenciatura em Filosofia e um Master em Management internacional, a Anne-Charlotte descobriu o yoga depois de um grave acidente de trânsito.

Desde então, não parou de aprofundar sua prática e de divulgá-la dentro do seu círculo profissional. Aos 30 anos, foi para a Índia obter seu certificado de professor.

Após 7 anos de experiência de consultoria estratégica às direções de grandes empresas, Anne-Charlotte decide empreender para difundir os benefícios do yoga no meio corporativo.

Desde então, publicou seu primeiro livro, “Como um Yogist”, produz um programa de e-learning e formou um grupo de professores de yoga corporativo. Também faz intervenções em seminários e conferências sobre bem-estar no trabalho e desempenho na França inteira, e abriu duas filiais em Londres e São Paulo.

Leia a história completa

Formada na HEC Paris após seus estudos literários, uma licenciatura em Filosofia, e um Master em Management internacional, Anne-Charlotte sempre cultivou uma curiosidade pelas sabedorias de fora.

Adquiriu um grande conhecimento do meio corporativo e do empreendedorismo, primeiro durante seus estudos de Administração, depois como braço direito do Philippe Manière (antigo diretor do Instituto Montaigne – think tank parisiense visando a conciliar as problemáticas de competitividade e de coesão social). Trabalhou durante 6 anos como Diretora Consultoria na Footprint>consultants, empresa de consultoria em estratégia e comunicação para as diretorias executivas.

Em seguida, enquanto Diretora de projetos num grande grupo de mídia digital, Anne-Charlotte repara a emergência de uma questão crucial: a do desafio da qualidade de vida no trabalho. Ela anota também que muitas vezes, faltam soluções para os funcionários aliviarem o estresse e os problemas decorrentes do trabalho com telas: duas necessidades atendidas pelo yoga!

Anne-Charlotte descobriu o yoga durante a sua reabilitação depois de um grave acidente de trânsito. Em 2005, enquanto ainda estudava, foi atropelada por uma moto durante um trabalho voluntário de desenvolvimento em uma região rural do Benim (África). Reconhecida como trabalhadora deficiente, ela seguiu um programa de reabilitação tradicional, que trouxe poucos resultados, até que uma amiga a inicie ao yoga. A Anne-Charlotte ficou imediatamente impressionada pelo aspecto terapêutico da pratica.

Ao longo da sua carreira corporativa, a Anne-Charlotte não deixou nunca de aprofundar e divulgar o seu conhecimento com seus amigos e familiares, e até com os seus clientes. Até que em 2015, resolve deixar o trabalho assalariado para se dedicar ao seu projeto: introduzir a prática de yoga nas empresas e propagar os seus benefícios entre os que o mais precisam. Ela viaja para Mysore no estado do Karnataka na Índia, para seguir um treinamento intensivo de 250 horas. Durante um mês e meio, ela estuda o yoga terapêutico com um mestre indiano, Bharath Shetty. Cada dia, das 4 horas da manhã até às 8 da noite, ela segue um treinamento físico, aprende a ensinar as posturas que fortalecem e aliviam as costas e estuda as técnicas de respiração, de meditação e de relaxamento mais eficientes. Nesse tempo, ela escreve o Método Yogist© : o ensino de yoga no tapete e na cadeira adaptado ao meio corporativo.

Com o seu certificado internacional em mãos, ela volta para Paris para criar esse vínculo entre o mundo do yoga e o das empresas: dois universos que parecem impermeáveis, mas que a Anne-Charlotte pretende reconciliar.

Ela cria então a sua empresa, batizada YOGIST, um nome que se refere ao apelido dado por um antigo cliente, CEO de um grande grupo e adepto entusiasta de yoga. O nome também se refere a um estilo de yoga “profissional”. Perante ao entusiasmo dos primeiros potencias clientes, a Anne-Charlotte seleciona professores experientes, com uma experiência previa no setor privado ou no meio corporativo: os Yogists. Ela os transmite as técnicas do Método Yogist© para que possam difundir os benefícios do yoga dentro das empresas.

Armelle Champetier abriu a filial brasileira de YOGIST – Bem no Trabalho em agosto 2017.

 

 

Formada na HEC Paris em Administração, a Armelle escolhe um percurso internacional e muda-se para São Paulo em 2010. Seguiu por 7 anos uma carreira na área financeira de multinacionais francesas. Nos últimos anos, acompanhou a direção executiva do grupo JCDecaux no crescimento exponencial das atividades no continente latino-americano, com a estruturação da área financeira de 12 filiais.

A Armelle sempre cultivou uma paixão pelo esporte com prática intensiva de remo e corrida, e valorizou os benefícios que ele traz em todos os aspectos da vida: bem-estar, autoconfiança, liderança, foco. Como gestora de pessoas, a Armelle começa a desenvolver um interesse profundo pelos aspectos de qualidade de vida, gestão do estresse e as soluções integrando a prática de atividades físicas para melhorar o bem-estar no trabalho.

Em 2016, começa a sua pratica de yoga e descobre um mundo que não deixa de fascina-la. No fim do ano, resolve deixar o emprego para se dedicar a busca de um projeto unindo atividade física e vida corporativa.

Entra em contato com a Anne-Charlotte e muito naturalmente, começa uma parceria para exportar o método Yogist para o Brasil. Seguindo os passos da fundadora da Yogist, viaja para Mysore na Índia para seguir o curso intensivo de 250 horas no instituto do mestre de yoga Bharath Shetty. Segue um treinamento físico assim como teórico para conhecer os conceitos do yoga terapêutico e as técnicas de respiração e meditação.

Oficialmente certificado em yoga, ela segue um treinamento de imersão na Yogist em Paris, antes de voltara para o Brasil e iniciar uma nova jornada com a Yogist – Bem no Trabalho.