O que é o yoga ?

O yoga é uma disciplina nascida na Índia que se desenvolveu junto com medicinas tradicionais. Uns 2000 anos atrás, o sábio índio Patanjali codificou a filosofia e a pratica do yoga em uma coletânea chamada “Yoga Sutras”. Apresenta as técnicas de liberação do sofrimento mental para unir o corpo e a mente através de exercícios físicos e meditação.

Hoje existem uma grande variedade de estilos de yoga, fica difícil de entender! O mais antigo, o Hatha Yoga, que inspirou o método Yogist, dá uma grande importância aos exercícios físicos, as posturas e à respiração. Permite melhorar a saúde, a força e a flexibilidade, para poder ficar imóvel durantes longas horas de concentração…. assim como no trabalho com computador! Diminuindo as dores, fortalecendo o corpo e trazendo um domínio da respiração, o yoga ajuda a estar mais presente e acalmar as flutuações da mente para ficar mais concentrado, calmo, criativo, produtivo…

E o yoga na cadeira ?

O yoga na cadeira é uma técnica inovadora adaptando as posturas do Hatha Yoga (o yoga “clássico”) para poder efetua-las simplesmente sentado na cadeira ou de pé, as vezes com um suporte (cadeira ou mesa). Sua particularidade: material, espaço ou roupas específicas não são necessários, ele se pratica na mesa de trabalho, na sala de reunião, em um espaço de conferência… As posturas ensinadas podem ser reproduzidas quando precisar (quando sentir o pico de estresse chegar, quando doi um lugar específico, antes de tomar a palavra em público…), em qualquer lugar (na mesa de trabalho, na sala de reunião, nos transportes, no carro, ou em casa!). A Yogist é a primeira empresa a ter sistematizado e introduzido o yoga na cadeira nas empresas para ajudar a diretoria, os gerentes e todos os demais colaboradores a ficar BEM NO TRABALHO.

Eu quero propor aulas de yoga aos colaboradores da empresa que eu dirijo : o que devo fazer ?

Entre em contato com a Yogist para que conversamos juntos do melhor jeito de introduzir o yoga na sua empresa. Poderemos organizar um workshop de descoberta ou uma aula experimental, selecionar juntos o espaço mais adaptado, considerar a melhor maneira de comunicar internamente sobre a iniciativa e planejar os aspectos práticos e financeiros do seu projeto. Vamos encontrar?

Então é igual à ginástica laboral ?

Propomos fortalecimento muscular e alongamentos, como na ginástica laboral. Porém, as aulas duram uma hora, são organizados em um lugar fechado, à um horário acordado com os participantes. Além disso, incluimos exercícios de relaxamento, meditação e concentração.

Nossa intenção é você ter a liberdade de reproduzir os exercícios depois em qualquer lugar e qualquer hora.

Quais são as diferenças entre yoga e fitness ?

1° A respiração ! O yoga, nos seus estilos mais dinâmicos, ajuda a fortalecer os músculos do corpo inteiro harmoniosamente, e também a suar e queimar energia como todas as práticas esportivas. Mas a diferença fundamental com o fitness ou qualquer outro esporte, é a atenção central prestada ao sopro. Cada movimento executado é coordenado com a respiração, para relaxar o corpo e a cabeça, evitar as lesões e oxigenar os músculos.

 

2° A suavidade ! O yoga se adapta a todos os corpos, idades e condições físicas. Pode ser praticado com uma deficiência ou uma lesão grave. Pode até ser praticado de forma terapêutica e auxiliar na rehabilitação depois de sofrer lesões na prática de outros esportes (por exemplo, dor de joelho causada pelos impactos repetidos na corrida). Nenhum movimento do yoga induz impactos nas articulações. O yoga, quando praticado com consciência do corpo e da respiração, não presenta riscos para a saúde. Os alongamentos e a mobilização de todas as articulações permitem manter um corpo saudável no longo prazo.

Como é que o yoga alivia o estresse ?

O estresse é uma reação do corpo que se adapta à uma agressão física, psíquica ou emocional, graças à uma reação disparada pelo sistema nervoso simpático. É uma resposta normal do organismo confrontado ao um obstáculo, um perigo, uma emergência. Se torna problemático quando se repete de forma crônica, de uma maneira que o sistema nervoso parasimpático não consegue entrar em ação, acalmando o mental e reestabelecendo o equilíbrio. Nesse caso, o organismo estimulado constantemente, tenta se adaptar toda hora, e acaba ficando exausto. O yoga ajuda a reestabelecer o equilíbrio entre os dois sistemas nervosos, estimulando o sistema nervoso parasimpático através de posturas físicas, exercícios de respiração e técnicas de meditação, para uma melhor qualidade de vida no trabalho.

E a meditação ?

O yoga oferece exercícios muito simples de meditação que acalmam a cabeça e a ajuda a se concentrar. Mais acessíveis que algumas técnicas asiáticas de visualização, a meditação proveniente do yoga se basea na respiração : contamos as inspirações e as expirações, e nos concentramos sobre as sensações provocadas pela respiração, aprendemos a observar os pensamentos sem se envolver neles. São técnicas fáceis de aprender e de reproduzir sozinho, quando sentir que precisa : sozinho na mesa, durante uma reunião, antes de tomar a palavra em público, antes de uma madrugada no trabalho…!

Gostaria de sugerir a minha empresa que organizem aulas de yoga : o que devo fazer ?

Mostre os vídeos de apresentação e o site yogist.com.br à Direção de Recursos Humanos, ao seu responsável pela saúde e segurança no trabalho. Sugere um encontro com a Yogist, para definir o melhor jeito de introduzir o yoga na empresa e implementar uma ação de qualidade de vida no trabalho.

O yoga não é uma prática religiosa, uma experiência esotérica ?

Existem muitos preconceitos sobre o yoga! É comum que seja percebido com uma atividade espiritual… mas na verdade, o yoga como ele é praticado hoje no século XXI, e a abordagem da Yogist, deixa de lado os aspectos esotéricos e se concentra nos benefícios físicos e psicológicos da prática regular. Benefícios aliás que são cada vez mais objetos de pesquisas científicas.

Eu não tenho a flexibilidade para praticar yoga !

Não precisa ser flexível para praticar yoga, praticamos yoga justamente para ficar flexível… sem desculpa então! O yoga vai fazer melhor ainda para você, se você se sente rígido e dolorido.

E keep calm… o yoga segundo o método Yogist não pede contorsões impossíveis de arrancar um braço, nem posturas na cabeça! O yoga corporativo se adapta a todos, e você vai melhorar de maneira suave e sem dor, se for praticar de maneira regular.

Qual é o melhor momento do dia para praticar yoga ?
Pode praticar qualquer hora do dia, exceto logo depois de uma refeição. A pratica vai variar em função do horário : uma sessão de manhã vai te dar energia para o dia todo, uma sessão de noite vai te acalmar para ter uma noite sossegada.

Eu preciso gastar energia, yoga é tranquilo demais para mim !

O yoga é uma prática de fortalecimento profundo : seguramos as posturas de maneira prolongada, com precisão e com uma atenção muito forte na respiração. Muitas vezes, acaba sendo mais desafiador do que ficar num movimento dinâmico! O yoga praticado segundo o Método Yogist não vai deixar você suado, mas pode ser que você sinta dores musculares no dia seguinte!

Experimente e vê por si mesmo!

Já tentei fazer yoga e não gostei...

Existem tantos estilos de yoga quanto professores. Talvez você tenha caido numa sessão particularmente tranquila, focada unicamente na respiração, ou pelo contrário, uma aula dinâmica demais para você. Yogist seleciona os professores pelas suas experiências como professores, mas também pelos seus estilos, qualidades de contato humano e capacidades a entender os desafios e preocupações dos alunos que trabalham no meio corporativo.

Experimente uma aula com um professor Yogist, pede ajustes, faça perguntas para que ele possa adaptar a aula às suas necessidades !

Yoga é coisa de mulher !

Tradicionalmente na Índia, o yoga era praticado exclusivamente pelos homens. É uma prática que exige as vezes muita força e precisão, que desenvolve o corpo de maneira harmoniosa e que introduz flexibilidade na musculatura masculina. Tente, você vai ficar supreso : tem exercícios muito mais difíceis do que parece !

Tenho muita dificuldade a me concentrar, sou uma pessoa nervosa, nunca vou conseguir praticar yoga !

Mais uma razão para começar ! Você vai aprender pelo menos a respirar profundamente, o que é a técnica mais simples e mais acessível para acalmar o sistema nervoso.

Eu tenho uma lesão ou um problema de saúde que me impede fazer yoga

Pede para o seu médico um certificado, avisa o professor Yogist da sua situação e sempre respeite os seus limites. Você vai aprender a fazer a diferença entre uma dor de alongamento (as vezes benéfica) e uma dor viva. E fique sabendo que a fundadora da Yogist tem uma fratura do joelho direito que não deixa ela dobrar a perna mais que 90°… mas ela não deixa de praticar yoga por isso !

Na minha empresa, não temos tempo para praticar yoga !

O tempo que você passa na prática de yoga não deve ser considerado como tempo perdido ou como uma pausa. Se trata mais de um investimento, que vai te ajudar a ficar mais produtivo no seu trabalho, e mais saudável. A sua empresa sai mais no lucro deixando você dedicar uma hora para o yoga, do que se você fica doente com frequência, ou se você fica atrapalhado pelas suas dores de costas no seu trabalho…

Que tipo de material precisa ?

Para o yoga na cadeira, só precisa da cadeira mesmo, e eventualmente de uma mesa. Não tem nenhum material específico.

Para o yoga no tapete, Yogist fornece tapetes de yoga confortáveis. A faixa que serve para enrolar o tapete podera ser usada durante as posturas : para ajudar a juntar as mãos atrás das costas, ou a alongar sua perna se você (por enquanto) não consegue alcançar o seu pé.

Quanto tem que praticar para sentir os efeitos ?

Não espere ver sua dor nas costas sumir e atingir um estado zen igual um monje tibetano numa sessão só ! Como qualquer prática séria, os progressos se observam no longo prazo. Uma sessão uma vez por semana pelo menos te dará as bases para melhorar e aliviar as suas dores, mas o objetivo é que você reproduza em casa ou na sua mesa os exercícios e que você fique independente.

O que vestir ?

Para o yoga na cadeira, você vai praticar nas roupas de trabalho usuais. Apenas um aviso para as damas : evite saias curtas no dia da aula. Para os homens : evite camisas ou ternos muito apertados, pode eventualmente trazer uma camiseta no dia da aula. Só isso !

Para o yoga no tapete, vista um traje confortável (camiseta longa e legging, ou calça moletom) ou roupas de esporte. Você vai praticar descalço. Pense em trazer uma blusa para o relaxamento final, caso tenho ar condicionado forte no seu escritório.

Não fica estranho praticar yoga na frente dos meus colegas ?

O yoga na empresa é uma boa maneira de soldar um time, e presenta qualidades verdadeiras de « team building ». Além disso, o Método Yogist excluiu voluntariamente qualquer postura que possa levar a um constrangimento num ambiente de trabalho.

Quanto custa ?
Vamos marcar uma reunião para se conhecer, avaliar as suas necessidades e montar uma proposta ! Envie sua solicitação a contato@yogist.com.br ou ligue no (11) 97599 7182 (whatsapp também funciona!)